Os municípios de Castanheira de Pera e do Cadaval uniram-se na promoção dos neveiros do Coentral e da Real Fábrica do Gelo e acabam de lançar um concurso para a criação da identidade gráfica da “Rota do Neveiro”, que recebe propostas até ao início de maio.
O concurso é promovido, conjuntamente, pelos municípios do Cadaval e de Castanheira de Pera, com o objetivo de criar o logótipo e respetivo manual de aplicabilidade, que “constitua o símbolo identitário do projeto”.
O regulamento refere que deve “ser suscetível de utilização em diversos contextos, dimensões e suportes, nomeadamente: ofícios, envelopes, cartazes, folhetos, brochuras, anúncios, pastas, painéis expositivos, sinalética e plataformas digitais”.
Podem participar os cidadãos residentes em Portugal, com exceção dos trabalhadores e colaboradores dos municípios promotores, e trabalhadores da empresa municipal Prazilândia (Castanheira de Pera). A participação é restrita a pessoas singulares, a título individual ou associadas.
As propostas de “identidade gráfica inédita e original” devem ser enviadas até às 24 horas do dia 7 de maio, por correio eletrónico (rotadoneveiro@gmail.com).
As propostas serão avaliadas por um júri constituído por três elementos: um nomeado por cada um dos municípios e um convidado de uma instituição relacionada com artes visuais, que presidirá. Cada uma das entidades nomeará ainda um elemento suplente.
O júri distinguirá a criatividade, a qualidade do trabalho e o enquadramento temático. O vencedor recebe um prémio de mil euros, complementado com um vale que inclui uma refeição e estadia de uma noite para duas pessoas em Castanheira de Pera e no Cadaval.
O projeto vencedor será publicamente apresentado no dia 27 de maio, em Castanheira de Pera. Os pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos por escrito por correio eletrónico (rotadoneveiro@gmail.com), até ao dia 26 de abril.
A “Rota do Neveiro” resulta de um protocolo de colaboração entre os municípios do Cadaval e de Castanheira de Pera, e “pretende unir uma herança histórica comum relacionada com a produção, armazenamento e distribuição de gelo levadas a cabo por comunidades com o ofício de neveiros”.
“Esta herança materializa-se num património com caraterísticas únicas como a Real Fábrica do Gelo de Montejunto (Cadaval) e os Poços de Neve e Capela de Santo António (Castanheira de Pera)”, explica o regulamento do concurso.