O tema “Sob um Céu de Peixes” é o mote para a décima edição do Leiria Medieval, que decorre de 20 a 23 de julho, dedicado ao ano de 1496.
Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria explica que esse foi o ano da chegada da tipografia à cidade: “Foi na tipografia de Abraão d’Ortas que, a 25 de fevereiro de 1496, foi impressa a primeira publicação, com o nome de ‘Almanach Perpetuum’, da autoria de Abraão Zacuto”, lê-se.
O documento compilava e explicava as tábuas de orientação celeste, “fundamentais nas demandas marítimas por altura dos Descobrimentos”.
“Na última linha da última página, Abraão Zacuto menciona a impressão ‘sob um céu de peixes’, frase que serviu de inspiração para o tema deste ano, num momento em que o país vivia ainda em plena convivência pacífica entre cristãos, judeus e muçulmanos”, acrescenta a autarquia.
O Leiria Medieval tem abertas as inscrições para participar na recriação histórica, nomeadamente para mercadores, artesãos, místicos e artífices. O formulário está disponível em https://www.cm-leiria.pt/areas-de-atividade/cultura/leiria-medieval-as-cortes-de-1438.