Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

“Poesia da idade do rock” abre Ronda Poética com música de The Legendary Tigerman

Palavras de Cohen, Dylan, Patti Smith ou Laurie Anderson em destaque nesta experiência poético-musical que sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva na noite desta quinta-feira, 20 de abril.

Poesia em modo rock servida no palco do Teatro José Lúcio da Silva pelo projeto "Estro/Watts"

O rock encontra a poesia no lançamento do festival Ronda Poética, na noite desta quinta-feira, dia 20 de abril (21h30, 10 euros, bilhetes online aqui), com o espetáculo “Estro/Watts – Poesia da idade do rock” no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Dirigido por Gonçalo Amorim, ator, encenador e diretor artístico do Teatro Experimental do Porto, e Paulo Furtado, músico que é corpo e alma de The Legendary Tigerman, o espetáculo é construído a partir de obra homónima de João de Menezes-Ferreira, através de uma compilação de poesia ligada ao rock, de onde se destacam autores como Bob Dylan, Patti Smith, Johnny Rotten, Leonard Cohen, David Byrne ou Laurie Anderson.

“Tal como a Ilíada’ ou a ‘Odisseia’ – que se sabe terem sido coletâneas de histórias que se iam contando nas praças, de heróis e de guerras, de paixões –, o rock usou a palavra poética para gritar na esfera pública a vida, para convocar todos a falar acerca da morte, da guerra, de amores e desamores, da solidão, das selvas de betão, da experiência da classe trabalhadora e da opressão. Esta dimensão pública, que congrega, que reúne gente à sua volta, contrasta drasticamente com a introspeção que o ato poético tantas vezes exige”, explica-se na sinopse de “Estro/Watts”, que explora essa dualidade, “da palavra rock e da prática poética”, cruzando música com poesia, com elementos de spoken word, de teatro e uma componente de concerto, com música original de The Legendary Tigerman.

Nesta experiência poético-musical que abre o festival de Leiria promete-se um “inusitado exercício de desconstrução”, ao traduzir para português 36 letras de canções da “época dourada” do rock.

A tradução dos poemas e acompanhamento historiográfico é de João de Menezes-Ferreira e a interpretação é de Ana Brandão, Diana Narciso, Hugo Inácio, Iris Cayatte, Pedro Almendra, Pedro Galiza e Susie Filipe, com o músico leiriense Filipe Rocha como artista convidado.

A programação geral de Ronda Poética pode ser consultada aqui, a programação comunitária está disponível aqui. No total são quase 150 atividades.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
Poesia