Um jovem de 21 anos foi detido no passado dia 9 de abril, no concelho de Pombal, pelo crime de violência doméstica.
Segundo comunicado da GNR, a detenção aconteceu na sequência de uma denúncia de que estaria a ocorrer uma situação de violência doméstica. “Os militares da Guarda deslocaram-se ao local, apurando que o suspeito agrediu fisicamente a sua companheira, uma mulher de 24 anos, ameaçando-a com recurso a uma arma de fogo, que foi apreendida”.
O jovem de 21 anos tinha antecedentes criminais por furto, tráfico de estupefacientes e violência doméstica, avançou a GNR.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Leiria ontem, dia 10, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Fonte da GNR disse à agência Lusa que a denúncia a esta força de segurança partiu de dois vizinhos, após o arguido ter feito dois disparos com a arma, e da vítima, uma cidadã estrangeira, que telefonou para a Polícia de Segurança Pública.
“A arma estava em situação legal, mas não era dele”, esclareceu esta fonte, referindo que o crime ocorreu na casa onde o casal habitava com outros familiares do suspeito.
Na mesma nota de imprensa, a GNR alerta que a violência doméstica é um crime público, pelo que deve ser sempre participado, inclusive por terceiros. A denúncia/queixa pode ser feita no seguintes canais:
- No Portal Queixa Eletrónica;
- Via telefónica, através do número 112;
- No posto da GNR mais próximo à área de residência em questão. Os contactos dos vários postos da GNR estão também disponíveis em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, destinada a pessoas surdas, em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.