“Escolheram uma profissão nas forças de segurança e nas Forças Armadas mas não deixaram o desporto de lado. Pelo contrário, alimentam o vício de treinar de manhã, à tarde e à noite, são escolhidos para provas e campeonatos e partilham o momento de competição com amigos”.
A história de Rúben, Cátia, Fátima e Orlando foi contada pelo REGIÃO DE LEIRIA, a 9 de setembro de 2022, e mereceu agora a distinção do Prémio de Imprensa Desporto com Ética 2022, na categoria regional, pelo IPDJ, através do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto), e pelo CNID-Clube Nacional de Imprensa Desportiva/Associação dos Jornalistas de Desporto.
O trabalho, da autoria da jornalista Marina Guerra, mereceu o 3º lugar da categoria imprensa regional, cujo vencedor foi Emanuel Pereira (As Beiras), com o artigo “Jovens afegãs encontraram na Académica um mundo mais feliz”.
Em 2.º lugar ficou o artigo de opinião de Vitor Santos (Magazine Serrano), “Carta de um jovem a seu pai”. Houve ainda menções honrosas a Ana Ribeiro Rodrigues (Notícias da Covilhã), Hugo Filipe Santos (Diário de Aveiro) e Carlos Pinto (Sudoeste). Ana Tulha (Notícias Magazine) venceu a categoria nacional com “Campeões do mundo de andebol (as cadeiras de rodas são um parêntese)”.
O júri foi constituído pelos jornalistas Murillo Lopes, António Santos Neves e Fernando Guerra.
Esta é a sétima edição em que o REGIÃO DE LEIRIA é distinguido neste concurso com trabalhos dedicados aos temas do fair-play, do espírito desportivo e da ética.
A jornalista Marina Guerra venceu nas edições de 2014, 2015 e 2018, tendo obtido a 3.ª posição em 2020 e 2021. Em 2017, o prémio foi arrebatado por Patrícia Duarte.