Um homem perdeu a vida ontem, domingo, na sequência de uma colisão no concelho de Ourém. Esta é a 14ª vítima mortal registada no âmbito da operação de Páscoa da GNR.
Segundo dados da autoridade policial, entre 6 e 9 de abril ocorreram, em todo o país, 802 acidentes rodoviários que resultaram em 14 vítimas mortais e 27 feridos graves.
Na região de Leiria, também no concelho de Ourém, um despiste provocou a morte de um homem de 37 anos, no sábado, dia 8.
A GNR fiscalizou 25.204 condutores, “362 conduziam com excesso de álcool e, destes, 227 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l”.
“Foram ainda detidas 85 pessoas por conduzirem sem habilitação legal”, acrescenta a mesma fonte, em comunicado.
No total, foram detetadas 4.565 contraordenações, das quais a GNR destaca: 2.679 por excesso de velocidade, 384 por falta de inspeção periódica obrigatória, 123 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 130 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 239 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 157 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A força de segurança aconselha, nesta época festiva, a “adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário” e “evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes”.