Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Risco de incêndio rural aumenta nos próximos dias

Nove concelhos da região de Leiria estão esta quinta-feira sob risco elevado de incêndio. Proteção Civil apela à não realização de queimadas sem autorização.

As temperaturas têm vindo a aumentar gradualmente durante os últimos dias e este fim de semana deverão ultrapassar inclusive os 30 graus Celsius de máximas, em vários concelhos do distrito de Leiria.

Perante este quadro de temperaturas máximas acima da média para esta época do ano, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para o aumento do risco de incêndio.

Segundo as previsões do IPMA, nove concelhos da região de Leiria estão esta quinta-feira, dia 6, sob risco elevado de incêndio, situação que se deverá manter até sábado.

No domingo de Páscoa, dia 9, Batalha, Ourém, Marinha Grande, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos passam a risco muito elevado. Na segunda-feira, dia 10, junta-se a este quadro os concelhos de Pombal, Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra.

Além do aumento das temperaturas, contribui também para este cenário a previsão de valores de humidade baixos e a fraca recuperação noturna.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estão reunidas as condições para a “ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial no interior Norte e Centro, no Vale do Tejo e região Sul”.

Face ao risco de incêndio, elevado a muito elevado, a ANEPC relembra a proibição de fazer queimadas sem autorização. Sublinha ainda que nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

É igualmente proibido “fumigar ou desinfetar em apiários”, lançar balões de mecha acesa e foguetes, assim como usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Autoridade Marítima desaconselha mergulhos

Perante esta onda de calor e a possível afluência às praias, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) informa que a partir desta quinta-feira, dia 6, será reforçada a vigilância e fiscalização em algumas zonas balneares.

E uma vez que o mar é ainda “de inverno” e muitas praias ainda não têm nadador-salvador, a AMN recomenda a vigiar permanentemente as crianças, mantendo-as sempre próximas de um adulto; a evitar comportamentos de risco, “não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada”.

Apela ainda a que não se vire as costas ao mar e que se mantenha uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onde.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112”, lê-se no comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.