A Proteção Civil alerta para o aumento do risco de incêndio em várias regiões do país, devido ao tempo quente e seco e à subida da temperatura máxima a partir deste domingo também na zona litoral.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta semana em comunicado para o agravamento do risco de incêndio para nível elevado a muito elevado no interior Norte e Centro, e para nível muito elevado a máximo na região do Algarve.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se para hoje, domingo, temperaturas máximas a oscilar entre os 23 graus (distrito da Guarda) e os 32 graus (distrito de Setúbal), apontando-se máximas de 31ºC em Santarém, 30ºC em Faro e 29ºC para Leiria, Lisboa e Évora.
Em contrapartida, espera-se uma descida gradual dos valores da humidade relativa.
Amanhã, segunda-feira, as temperaturas poderão subir até aos 31ºC em Leiria, Évora e Beja, 32ºC em Lisboa e 33ºC em Santarém e Setúbal.
Dada as condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, e aumento da dificuldade das ações de extinção dos fogos, avisa que é proibido fazer queimas de amontoadas e queimadas extensivas sem autorização ou comunicação prévia, devendo ser pedida informações na câmara municipal ou através do 808 200 520.
É ainda proibido utilizar fogo no espaço rural para confeção de alimentos nas zonas críticas ou fora dos locais devidamente autorizados para o efeito, desinfestar em apiários (exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas) e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.