“O dever de deslumbrar – Biografia de Natália Correia”, livro de Filipa Martins, é apresentado em Leiria, na Biblioteca Municipal, em Leiria, no dia 20 de maio (17 horas, entrada livre).
Coautora de um documentário e coargumentista de uma série de televisão sobre Natália Correia, Filipa Martins dedicou os últimos seis anos a estudar a vida e a obra da escritora e poetisa.
Natália Correia (1923-1993) é uma figura incontornável da cultura nacional do século XX, sobre a qual a biografia agora lançada permite conhecer os diversos contrastes: “a libertária e a conservadora que era avessa a expor a sua atribulada vida íntima; a mulher que desprezava a política partidária e que nela viveu, inclusive como deputada; o espírito frágil e o temperamento intempestivo; o polémico exercício de funções diretivas em órgãos de imprensa e a defesa intransigente das causas maiores”.
É, sobretudo, uma obra onde “se encontram as contradições e coerências de uma pensadora capaz de criar para si própria uma narrativa que não a torturasse pelas escolhas que fez”, lê-se na informação divulgada pela biblioteca de Leiria.