O Politécnico de Leiria (IPL) renovou a Cátedra da UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, reorganizada com nova coordenação e novos projetos para avançar este ano.
Associada à Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), polo do IPL, a Cátedra atribuída em 2018 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) focou-se em gestão das artes e da cultura e da experiência e trabalho de investigação do falecido professor João Bonifácio Serra (1949-2023), cruzando os estudos urbanos e as políticas públicas para a cultura.
Para pedir a renovação à UNESCO, a Cátedra foi reorganizada, com a entrada de uma nova coordenadora técnico-científica, a professora Lígia Afonso, e de uma nova equipa executiva, com os professores João dos Santos, Philip Cabau Esteves, Ana João Romana e Carla Cardoso, com o apoio técnico especializado de Sónia Gonçalves.
Esta renovação, atribuída até ao final de 2026, “dá continuidade às iniciativas dos primeiros anos de vigência da Cátedra, como o Cubículo e o Observatório ‘Living Cities’, e permite retomar atividades em 2023 como o Fórum Artes e Sustentabilidade, o ‘Mirror Identity Drawing’ e o ‘Hermes’”, divulgou ontem o IPL.
De acordo com o IPL a renovação “lança também articulações internacionais com outras cátedras e universidades na participação em projetos de cooperação e representação”, estando diversas publicações entre os projetos previsto para avançar este ano.
Entre eles está a copublicação de “Expansive Territories”, de Diogo Alvim e Matilde Meireles, do coletivo OSSO, da copublicação do livro “As Gárgulas da Torre do Tombo”, resultado de uma investigação de João Bonifácio Serra, e a publicação de “Práticas Artísticas e Sociais Comunitárias”, a partir do encontro “Learning from the Territory – Social and Artistic Community Practices”, realizado em novembro de 2022.
Entre as atividades previstas pelo IPL contam-se ainda a coorganização da Conferência Europeia em Educação Cultural e Direitos Culturais dos Jovens, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA), e do encontro sobre o impacto das práticas musicais no desenvolvimento humano e das comunidades, em parceria com Musicalmente e a Leiria Cidade Criativa da Música.
A instituição irá representar Portugal no Quadro Mundial da UNESCO sobre Educação Cultural e Artística, com a Direção-geral de Ensino Superior e o Plano Nacional das Artes (PNA), na conferência mundial a realizar nos Emirados Árabes Unidos.
A missão da cátedra está alinhada com o Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO, criado em 1992 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cooperação interuniversitária, com base na transferência de conhecimento entre universidades e na promoção da solidariedade académica mundial.
Portugal tem atualmente 14 cátedras.