O empresário Arménio dos Santos Vasconcelos faleceu ontem, terça-feira, dia 23 de maio, vítima de cancro. Tinha 81 anos.
Licenciado em Direito e Engenharia Agrária, Arménio Vasconcelos era natural de Castro Daire, onde nasceu. Destacou-se por um percurso ligado às artes, foi autor de várias obras literárias e exerceu cargos de direção em diversas instituições de índole social, cultural e recreativo.
Pai de João Vasconcelos (já falecido), Pedro Vasconcelos (já falecido) e Filipe Vasconcelos, o empresário era bastante conhecido pela sua intervenção cultural e cívica em Portugal e no estrangeiro. Era cidadão honorário do município do Rio de Janeiro e recebeu múltiplas condecorações da academia daquele país, nomeadamente a de Comendador Grande – Oficial da Ordem do Mérito das Belas Artes do Brasil.
Em 1993, Arménio Vasconcelos recebeu o galardão e diploma do município de Leiria, “pelo alto contributo que deu aos valores históricos e culturais da região, particularmente à poesia, música e etnografia”. Foi igualmente homenageado pela Ordem dos Advogados Portugueses, Exército Português e pelos municípios de Vila Real, Figueiró dos Vinhos e Pinhel.
Em nota de imprensa, o município de Leiria manifesta “o seu profundo pesar perante a morte de Arménio dos Santos Vasconcelos e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.