União de Leiria e CF Os Belenenses. Dois clubes com um imenso legado histórico no futebol português voltam a encontrar-se para discutir o título de campeão da Liga 3, no próximo dia 21, no Jamor, confirmada que está a subida aos escalões profissionais.
A União de Leiria foi a primeira equipa a garantir a subida, na penúltima jornada da fase de subida, ao vencer o Sp. Braga B, e a vitória de ontem, em Felgueiras, por 0-2, apenas serviu para cumprir calendário.
Já na série 2, só ontem houve vencedor e foi a vez do Belenenses, que apenas precisou de pontuar, com o empate a zero com a AD Sanjoanense, para agarrar o primeiro lugar da série e fazer a festa.
À semelhança do que aconteceu no Dr. Magalhães Pessoa, ontem, sábado, o estádio do Restelo viveu uma festa como há muito não se via, assim que soou o apito final do Belenenses-Sanjoanense, com direito a uma invasão pacífica do relvado.
Milhares de adeptos do Belenenses estiveram no estádio para apoiar a equipa na última etapa rumo à subida à II Liga de futebol. O nervosismo era evidente, até pelo ‘nulo’ no resultado que persistiu até final da partida. No entanto, quando o apito do árbitro soou para o termo do encontro, foi impossível travar o ‘mar’ azul de adeptos que ‘desaguou’ no relvado.
Adeptos e jogadores em comunhão, lágrimas de felicidade, abraços no centro do relvado e uma alegria desmedida, que culminou com um desfile da equipa do Belenenses num autocarro panorâmico pelas ruas de Lisboa.
O presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, era um homem feliz após o final do encontro.
“Esta era uma alegria que a massa associativa do Belenenses merecia há muito. Fomos à sétima divisão. São cinco subidas consecutivas, parece fácil, mas foi muito difícil e toda a gente percebe isso. Neste momento o meu sentimento é de alegria, de esperança no futuro, a pensar já na I Liga”, afirmou aos jornalistas ainda no relvado, apelando, por outro lado, aos adeptos do Belenenses e da União da Leiria para que “encham o Jamor”, na final que determinará o campeão da Liga 3.
Já Armando Marques, em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, disse que o clube tudo irá fazer para “dar todas as condições aos leirienses e aos unionistas” que acompanham a equipa ao longo da época, de forma a que se faça “desse dia um dia de festa do futebol, de promoção ao futebol”.
Depois de ter terminado a fase regular da Série B da Liga 3 no quarto posto, no mesmo grupo da União de Leiria, o Belenenses não perdeu a oportunidade de subir de escalão com uma ponta final muito boa.
Na fase de subida da Série 2, os lisboetas terminaram no primeiro lugar, com 11 pontos (os mesmos do Vilaverdense), pois tinham vantagem no confronto direto.
Com o empate da Sanjoanense no Restelo, e a goleada do Vilaverdense frente ao Amora (5-0), acabou por ser a formação de São João da Madeira a ficar afastada do segundo lugar, de acesso ao play-off de subida.
Belenenses e União de Leiria irão assim disputar o título de campeão da Liga 3, no Estádio Nacional, em Oeiras, no próximo dia 21.
Antes, dia 14, Lank Vilaverdense e Sp. Braga B jogam a primeira mão do play-off de melhor segundo. A segunda mão está marcada para dia 20. Quem vencer irá defrontar o antepenúltimo classificado a II Liga.