Uma águia de Asa Redonda, que se encontrava debilitada, foi “salva” pela GNR em Pedrógão Grande. Foi a alerta de um cidadão a motivar a ação das autoridades nesta sexta-feira, dia 26.
Segundo relata o comunicado da GNR, esta sexta-feira, o Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Pombal, “recolheu uma águia de Asa Redonda (Buteo búteo), no concelho de Pedrogão Grande”.
A nota enviada às redações adianta que foi o caso foi desencadeado após um alerta: “na sequência de um alerta de um popular que o animal que se encontrava debilitado, os elementos do NPA recolheram a ave que se encontrava ferida, tendo sido transportada e entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Coimbra”.
A Guarda Nacional Republicana recorda ainda que é através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que “tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono”, que age nestes casos. E volta a lembrar a existência da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), serviço que funciona “em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.