A etapa de hoje da Volta a Itália, a quarta da edição de 2023, vai ligar Venosa ao lago Laceno, em 175 quilómetros, apresentando o primeiro dia de montanha, com uma subida de segunda categoria a poucos quilómetros da meta. Esta pode ser mais uma oportunidade para João Almeida brilhar, ele que parte na segunda posição.
O ciclista de Caldas da Rainha terminou atrás do líder, o belga Remco Evenepoel, mas beneficiou do atraso do italiano Filippo Ganna, para conseguir subir na classificação geral, de terceiro para segundo classificado.
A etapa de segunda-feira foi ganha pelo australiano Michael Matthews (Jayco-AlUla), que venceu ao sprint. Matthews, de 32 anos, cumpriu os 213 quilómetros entre Vasto e Melfi em 5h01m41s, batendo sobre a meta o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), segundo, e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceunink), terceiro.
Nas contas da geral, Evenepoel bonificou no último sprint intermédio do dia e é agora mais líder, com João Almeida a 32 segundos. O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) completa o pódio, a 44 segundos.