Os espaços envolventes ao aqueduto, próximo do Convento do Louriçal, vão ser transformados num parque verde com 5.500 metros quadrados, num investimento que ronda os 800 mil euros, anunciou o município de Pombal.
Segundo informação do município, foi aprovada a abertura de concurso público para a obra do Parque Verde do Louriçal, projeto que se enquadra na estratégia de criação de “uma rede de parques verdes em todas as freguesias, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e o bem-estar da população”.
A intenção é criar no Louriçal “um espaço de referência na região, ímpar na sua simplicidade estrutural e de aproximação direta à natureza e ao património histórico”, promovendo “o sentimento de segurança e conforto entre os utilizadores, assim como valores de biodiversidade e de conservação da natureza”.
O parque verde desenvolve-se na zona do centro histórico e na zona de espanção urbana do Louriçal, que em 2023 comemora três décadas de elevação a vila.
O concurso para o Parque Verde do Louriçal prevê a construção de um edifício de apoio às atividades
desenvolvidas no jardim, com instalações sanitárias, uma zona central com equipamentos infantis
e geriátricos, um espelho de água com fonte interativa, iluminação pública, zonas ajardinadas e arborizadas e diversos percursos pedonais.
Está ainda prevista a instalação de um parque de merendas, bolsa de estacionamento e área de acampamento.