A terceira edição da “Leiria, Marcha!” já tem data marcada e volta a sair à rua a 24 de setembro em defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ e contra todas as formas de discriminação.
A iniciativa, que visa ainda reivindicar a visibilidade da comunidade Queer, é uma organização conjunta do Movimento LGBTI Leiria, associação Collippo, núcleo de Leiria da Amnistia Internacional e associações de estudantes das três escolas do Politécnico de Leiria da cidade. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.
“A 3ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria é um momento importante para a comunidade Queer e as pessoas aliadas. É uma oportunidade para celebrar as conquistas alcançadas e para reafirmar a nossa luta pelos direitos humanos e a igualdade de todes”, afirma a comissão organizadora, citada em comunicado.
O programa da iniciativa arranca às 15 horas, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), na rua Dr. João Soares, com um concerto da banda SLR e um “Drag Show” dinamizado pelo bar Glitz. A marcha sai às 17 horas.
Nos próximos dias, a organização deverá divulgar o programa da festa pré-marcha, que acontecerá na sexta-feira, dia 22, o manifesto da manifestação e o percurso da mesma.
A manifestação é aberta à participação de todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, identidade de género, raça, etnia ou religião.
(Notícia atualizada às 16h14 de 15 de maio de 2023 com a indicação de que a Câmara de Leiria também apoia o evento)
(Notícia atualizada às 18h55 de 19 de setembro de 2023 com informação sobre o programa da marcha)