São 20 as medalhas que a Câmara de Leiria vai atribuir no Dia do Município, a diversas entidades, cidadãos e figuras públicas que se destacaram pelo seu contributo e ações em prol do concelho.
Pelos “serviços relevantes”, serão distinguidos o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, que comemora 100 anos (grau ouro), o Lar de São Francisco (grau prata) e a organização “Brigada do Mar” (grau cobre), assim como António José Laranjeira (antigo jornalista) e José Pereira dos Santos (antigo deputado municipal) – ambos a título póstumo -, e os professores Ilda Duro e Pedro Biscaia (ex-diretores escolares) e Rui Pedrosa (ex-presidente do Politécnico de Leiria).
Na categoria Cultura, serão homenageados a Sociedade Artística Musical dos Pousos, que celebra 150 anos (ouro), o ator João Moital (cobre) e o investigador Orlando Cardoso (cobre).
No Desporto, serão entregues medalhas ao treinador de atletismo Paulo Reis (ouro), à atleta paralímpica de boccia Ana Sofia Costa (prata), ao Núcleo de Espeleologia de Leiria (prata) e e ao piloto de todo-o-terreno João Ferreira (cobre).
Na categoria Empresarial, serão distinguidos as empresas Secil – Fábrica de Cimentos da Maceira, que assinala 100 anos (ouro), Martos & Cª (prata), Victor Santos – Flores e Acessórios (prata) e Moldes Dionísio (cobre).
Na sessão solene, a realizar no dia 22 de maio, será ainda atribuída a medalha de Bons Serviços e Dedicação a Maria Albertina Ramos, funcionária do quadro da Câmara, pelos 50 anos de serviço que está prestes a cumprir.
A atribuição das medalhas foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo, na passada terça-feira.