Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Politécnico de Leiria recebe investimento de 5 milhões na eficiência energética dos edifícios

As intervenções vão incidir nos campus 2 e 5, em Leiria, e no campus 4, em Peniche.

O edifício pedagógico da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, será um dos intervencionados Foto: Carolina Santos

O Politécnico de Leiria (IPLeiria) vai investir cerca de cinco milhões de euros, apoiados com fundos comunitários, em medidas de eficiência energética em edifícios do seu campus, revelou ontem esta instituição de ensino pública.

Foram aprovadas três candidaturas submetidas ao Fundo Ambiental do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento à “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, orçadas em 5.160.306,00 euros, com um financiamento europeu de 95%.

As intervenções vão incidir no edifício do HUB em Saúde no Campus 5, o edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e o edifício da Biblioteca José Saramago, no Campus 2, em Leiria, afirmou o Instituto Politécnico de Leiria numa nota de imprensa.

O edifício pedagógico da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no Campus 4, em Peniche, será também intervencionado.

As obras devem estar concluídas no prazo máximo de dois anos.

Nestas instalações vai ser substituída a iluminação tradicional por iluminação LED (sigla em inglês de diodo emissor de luz), assim como substituídos os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC).

Serão instalados sistemas fotovoltaicos para a produção de energia para autoconsumo e feitas campanhas de sensibilização e sistemas de gestão e monitorização de energia.

“Estas intervenções irão permitir uma redução anual significativa do consumo de energia primária nos edifícios e consequente redução das emissões de gases com efeito de estufa e a redução anual do consumo de água nos edifícios públicos em 3.608,53 m3/ ano [metros cúbicos por ano]”, sublinhou.

Neste momento, o Politécnico de Leiria aguarda ainda a análise de outra candidatura para “a instalação de uma central fotovoltaica para uma unidade de autoconsumo coletivo, englobando todos os edifícios do Campus 3 (Escola Superior de Artes e Design) e ainda as duas residências de estudantes de Caldas da Rainha”.

O IPLeiria está presente através das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design) e Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados