As freguesias de Caxarias e Urqueira foram as mais atingidas pela tempestade de chuva e granizo que na tarde desta terça-feira, dia 23, assolou a região, provocando estragos na agricultura, sobretudo em vinhas e pomares.
A intensa queda de granizo começou pelas 15h50 e demorou 20 minutos. “Era mais do que granizo, pareciam ovos de codorniz ou pedras. Houve carros forçados a parar e a ser abrigados porque corriam o risco de ficar com os vidros partidos”, contou ao REGIÃO DE LEIRIA o presidente da Junta de Freguesia de Caxarias, Nelson Antunes.
“Foi mesmo arrasador, as estradas e tudo o mais ficou cheio de granizo. Na avenida 21 de Junho, em Caxarias, o meu quintal ficou completamente branco, coberto com pedras de granizo”, referiu o autarca, adiantando: “Há anos que não via coisa igual, aliás deste tamanho não me lembro de alguma vez ter visto”.
“As vinhas e os pomares é que sofreram mais. As bolas de granizo a passarem nos rebentos recentes das vinhas, das árvores de fruto e nos olivais provocaram um destroço”, explicou Nelson Antunes.
A tempestade fez-se sentir “essencialmente nas freguesias de Caxarias e Urqueira”. “Nas outras freguesias ninguém se está a queixar, agora na nossa parecia que o granizo estava a ser descarregado à pazada”, referiu.
Em relação a eventuais pedidos de ajuda à Câmara de Ourém ou outras entidades, o presidente da Junta de Freguesia de Caxarias disse, pelas 17h40, que “ainda não tinha dado uma volta a toda a freguesia”, o que iria fazer de seguida para ”confirmar os estragos, falar com as pessoas e depois tomar alguma medida se for necessária”.