O Parque do avião, em Leiria, prepara-se para receber, este fim de semana, a 5.ª edição da Animália, um evento dedicado a animais de companhia, cujo programa, este ano, se estende às espécies exóticas. No entanto, a grande novidade é a transição das atividades do parque radical de São Romão – onde decorreram as últimas quatro edições – para o jardim no centro da cidade.
Com a nova localização, a Câmara de Leiria, entidade organizadora, pretende que a Animália tenha “mais visibilidade”: “É um espaço com grande afluência de pessoas e que possui excelentes condições para acolher o evento e assim mais pessoas têm a possibilidade de o visitar”, afirma a vereadora da Proteção e Saúde Animal, Ana Valentim.
O programa arranca às 14h30 de 3 de junho, sábado, dia em que se destaca uma demonstração de falcoaria e os workshops “Stress Animal” e “Adoção Responsável”. Já no domingo, 4 de junho, de manhã, decorre a habitual “Cãominhada” e o desfile canino, atividades sujeitas a inscrição. Ao longo de toda a iniciativa (ver programa completo em baixo), a Quinta Vale do Lena terá disponível uma quinta pedagógica com várias espécies.
Ana Valentim considera este um evento “para as famílias que gostam de animais, principalmente de animais de companhia” e aponta a adoção responsável como uma das mensagens que a Animália pretende passar.
“Os principais objetivos é que as entidades presentes tenham oportunidade de divulgar o seu trabalho e os seus serviços”, afirma, acrescentando que “as Associações de Defesa e Proteção dos Animais, bem como o Canil Municipal de Leiria, terão também a missão de sensibilizar para o combate ao abandono”.
Entre clínicas, associações, treinadores, lojas, criadores e empresas de Pet Hotel, o evento conta com a presença de mais de 20 entidades. A Animália terá ainda uma vertente solidária, ao apelar à entrega de donativos para as associações Zoófila de Leiria e Desprotegidos.
A organização convida os visitantes a levarem o seu patudo, desde que possua a vacina da raiva atualizada e tenha identificação eletrónica (microchip). É ainda recomendado que o animal tenha a vacina pentavalente e a da tosse do canil válidas.
De acordo com Ana Valentim, foram investidos 10 mil euros nesta edição da Animália.
Programa
3 de junho, sábado
- 14h30 Inauguração Oficial
- 15 horas Demonstração Cinotécnica PSP
- 16 horas Workshops “Stress Animal”, com a Canisport; “Adoção responsável”, com a médica veterinária do Canil Muinicipal de Leiria, Cláudia Bento; “Manipulação de cão à trela”
- 17 horas Espetáculo canino
- 17h45 Demonstração Falcoaria, com a Aves do Oeste
- 19 horas Encerramento
4 de junho, domingo
- 10 horas “Cãominhada” (sujeito a inscrição: animalialeiria@gmail.com)
- 11 horas Demonstração Cinotécnica GNR
- 12 horas Workshops: “Animais exóticos”, com um médico veterinário convidado pela Quintanimal; “A alimentação no comportamento animal”, com o Grupo MC – Centro Canino Miguel Carreira
- 14h45 Espetáculo Canino
- 15h30 Desfile Canino (sujeito a inscrição: animalialeiria@gmail.com)
- 17h30 Divulgação do volume de donativos angariados
- 18 horas Encerramento