O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos ganhou, na passada sexta-feira, 2 de junho, o galardão de “Evento do Ano”, na sétima edição dos Prémios AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que distinguem anualmente os melhores nos sectores da restauração, alojamento e promoção turística.
Recorde-se que este ano havia quatro candidatos da região na corrida aos prémios AHRESP: o o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, na categoria “Evento do ano”; Daniel Gomes, da Companhia Portugueza de Chocolate, de Leiria, na categoria “Profissional do ano”; o projeto de solidariedade desenvolvido por Pombal para apoiar a Ucrânia, SOS Ucrânia, na categoria “Projeto de solidariedade”, e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, para melhor “Entidade formadora”.
Apenas o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos saiu premiado deste concurso, que contou em 2023 com 65 nomeados em 16 categorias. O evento de Óbidos ganhou ao Festival da Sardinha de Portimão, ao Festival do Marisco de Olhão, ao Festival do Polvo da Ericeira e ao The Fork Fest, em Lisboa.
Os vencedores foram conhecidos no início deste mês numa cerimónia na Praça do Comércio, em Lisboa, onde estiveram presentes Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Costa Silva, ministro da Economia, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo.