O Mosteiro da Batalha é o local escolhido para o segundo concerto do Lisbon Music Fest, festival internacional de orquestras, coros, bandas, jazz big bands e ensembles de música de câmara, este domingo, dia 18.
O festival arrancou na sexta-feira, dia 16, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com o Arkansas State University Concert Choir (Estados Unidos), que também irá atuar no monumento património mundial, a partir das 18 horas de hoje. A entrada é gratuita.
Reconhecido no sul dos Estados Unidos pela sua atividade artística de excelência, o Arkansas State University Concert Choir tem sido dirigido por conceituados maestros como Alfred R. Skoog, Dale Miller e Cherie Collins e, atualmente, por Ryan Sullivan.
O coro atua frequentemente em prestigiados eventos e salas de concerto, destacando-se apresentações recentes na American Choral Directors Association National Conference, no Lincoln Center e no Carnegie Hall em Nova Iorque, para além de digressões internacionais à República Checa, Polónia e Irlanda.
Até 22 de julho, o Lisbon Music Fest vai passar por vários palcos, “reforçando o seu percurso de afirmação nacional e internacional e mantendo a aposta na simbiose entre Música e Património”.
Todos os concertos são de entrada livre, percorrendo algumas das principais salas e monumentos das cidades de Lisboa, Porto, Setúbal, Batalha, Peniche, Paços de Brandão, em Portugal, e Granada, em Espanha.
A programação da edição deste ano do festival integra ainda a Joven Orquesta de Cuenca (Espanha), a Banda Sinfónica Avanzada de la Escuela Libre de Música Antonio Paoli (Porto Rico), a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo (Portugal), o Jazz Ensemble 1 da University of Central Oklahoma (Estados Unidos), o Princeton Girlchoir (Estados Unidos), o St. Paul’s Girls’ Choir & Orchestra (Inglaterra) e o Trio Perpétuo (Portugal).
“Na sequência do sucesso alcançado nas edições anteriores, é com renovado entusiasmo e satisfação que apresentamos a edição 2023 do Lisbon International Youth Music Festival”, diz Tiago Neto, diretor do Festival, citado em comunicado, ao mesmo tempo que dá as boas-vindas a todos os jovens músicos participantes e reforça o desejo de “que possam interagir e partilhar diferentes culturas e experiências artísticas num ambiente acolhedor e estimulante”.
Consulte o programa completo do Lisbon Music Fest aqui.