Óbidos foi o concelho que mais cresceu em população durante o ano passado, no continente português. A estimativa é do Instituto Nacional de Estatística que projeta a taxa de crescimento da população nos vários concelhos do país em 2022.
Neste cenário, Óbidos sai destacado, com um crescimento de 2,91%. Este é o valor mais alto do continente e o segundo mais alto do país. Corvo, nos Açores, somou mais 4,5% de residentes à sua população o ano passado, conseguindo a liderança.
A nível nacional, em média, o crescimento foi de 0,44%, mas são vários os concelhos do distrito que superaram essa marca. No entanto, a nível nacional, são mais os municípios que estagnaram ou perderam população o ano passado, que os que cresceram. Mas olhemos os números.
É a zona do Oeste a que conta com um mais evidente crescimento, situação que se reflete na subida de Óbidos, mas não só. Arruda dos Vinhos (2,9%) e Sobral de Monte Agraço (2,88%) seguem-se no ranking de crescimento.
O distrito de Leiria tem ainda um outro concelho bem classificado, com o Bombarral (1,94%) a conseguir um lugar entre a dúzia de concelhos do país que mais cresceu em população.
É depois necessário descer ao 56º lugar da tabela nacional para encontrar o terceiro concelho do distrito que mais ganhou população no distrito em termos relativos: Batalha (com um aumento de 0,98%).
Os dados não deixam pistas sobre quais os fatores que contribuíram para o crescimento da população.
Ao invés, são vários os concelhos do distrito de Leiria com valores negativos, isto é, que perderam população, sendo Pombal o concelho mais populoso nessa lista (com -0,6%).
No quadro seguinte poderá conferir a taxa de crescimento de cada concelho do país, bastando inscrever o seu nome no espaço de pesquisa. Se pretender perceber a posição relativa de cada concelho, selecione a seta junto à indicação “taxa de crescimento” para selecionar a apresentação de dados por ordem decrescente.
Concelho | Taxa de Crescimento |
---|