A VI Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro distinguiu os melhores desempenhos de oito explorações do distrito de Leiria relativos ao ano passado, num total de 36 prémios para 88 nomeações.
A gala organizada pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) decorreu na sexta-feira, dia 23, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e distinguiu as explorações com melhores resultados em produção numérica, taxa de partos e longevidade, relativos a três escalões definidos de acordo com a dimensão do efetivo reprodutor.
A organização atribuiu ainda quatro galardões especiais: “Prémio Bem-Estar Animal CEVA”, “Prémio Raças Autóctones CEVA”, “Prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura e da Alimentação para a Sanidade, Biossegurança, Bem-Estar Animal e Ambiente” e o “Prémio Porco de Diamante”, que distingue o candidato com melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio na exploração.
No decorrer da gala foi também atribuído o Prémio Mérito e Excelência a Divanildo Monteiro, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, diretor do departamento de zootecnia da UTAD e membro do júri dos prémios Porco D’Ouro.
Vencedores do distrito de Leiria
1º ESCALÃO
Produtividade numérica
Ouro: Évora – Fernando Vicente – Alcobaça
Bronze: Raposeira – Porcinveste – Leiria
Taxa de partos
Prata: Quinta Vale de Ventos – Quinta da Atela – Alcobaça
Bronze: Évora – Fernando Vicente – Alcobaça
2º ESCALÃO
Longevidade
Bronze: Rabaceira – Fernando Vicente – Caldas da Rainha
3º ESCALÃO
Taxa de partos
Bronze: Pedrógão – Querido, Tinta, Silva & Vicente – Leiria
Longevidade
Bronze: Lagoa do Cão – Suipec – Alcobaça
PRÉMIO RAÇAS AUTÓCTONES CEVA
Malhado de Alcobaça: Luís Rodrigues