Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Este artigo foi escrito e enviado por uma escola à redação do REGIÃO DE LEIRIA

1º Ciclo

Projeto Origami cumpre oito anos de implementação nos três agrupamentos de Alcobaça

Iniciativa tem por objetivo reforçar de modo informal os mecanismos de aproximação entre a escola e as famílias.

A EB1 de Alfeizerão foi, em 2015, a primeira escola do concelho de Alcobaça a implementar o projeto Origami, uma iniciativa do Município de Alcobaça, através do Centro de Atendimento a Jovens, que proporciona a aquisição de competências sociais e emocionais, complementares ao sistema oficial do 1º ciclo do ensino básico.

O projeto Origami define-se como estrutura complementar quinzenal de apoio, aquisição, construção e consolidação de conhecimentos, sempre com o objetivo de reforçar de forma informal os mecanismos de aproximação entre a escola e as famílias.

Foca-se essencialmente no desenvolvimento de competências emocionais e sociais, autonomia, criatividade, iniciativa, inovação e organização e conta com a participação direta dos pais.

Começou a ser implementado há 8 anos, por iniciativa do Município e do agrupamento de São Martinho do Porto, numa lógica de acompanhamento longitudinal de uma turma do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, através de intervenções quinzenais ao longo de cada ano letivo. Neste momento, o projeto decorre no Centro Escolar de Alfeizerão – 4º ano, EB1 de São Martinho do Porto – 2º ano, Centro Escolar da Cela – 4º ano, EB1 do Vimeiro – 1º ano, EB1 de Pataias – 3º ano e Centro Escolar da Benedita – 4º ano.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados