A queda de uma árvore centenária, no Largo Marechal Gomes da Costa, em Leiria, na manhã desta sexta-feira, 9 de junho, obrigou ao corte do trânsito, enquanto decorrem os trabalhos de remoção e limpeza da via.
Segundo fonte dos Bombeiros Sapadores de Leiria (BSL), a árvore caiu de uma propriedade privada e causou danos no gradeamento e muro circundantes, bem como em quatro viaturas que se encontravam estacionadas no local, junto à loja Casa Iglesias e à gelataria Fior di Latte.
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, a mesma fonte adiantou que “não há registo de feridos”.
A árvore será um castanheiro da Índia, centenário, segundo contou ao nosso jornal António Fernandes, proprietário da Casa Iglesias, que está no local a assistir aos trabalhos das autoridades.
“Era uma árvore de grande dimensão, um castanheiro muito bonito, é uma pena”, afirmou, acrescentando que a queda ocorreu num momento em que “o tempo estava calmo”, sem ocorrência de chuva ou vento forte.
De acordo com a fonte dos BSL, o alerta foi dado às 11h32 e, pelas 13 horas, os bombeiros estavam a realizar trabalhos de “corte e remoção da árvore”, pelo que estava impedida a circulação do trânsito naquela zona.
Para o local foram mobilizados elementos dos BSL, Proteção Civil, PSP de Leiria e ainda uma equipa dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Leiria, num total de 11 operacionais, apoiados por quatro veículos.