A BA Glass assinou um acordo para a aquisição de uma posição maioritária na empresa mexicana produtora de embalagens de vidro Vidrio Formas, fazendo que o grupo ultrapasse em breve os 1,8 mil milhões de euros de volume de negócios.
A empresa portuguesa, que possui uma fábrica na Marinha Grande, revelou em comunicado que “deu um passo significativo em sua expansão internacional, através da assinatura de um acordo para adquirir uma participação prioritária na produtora mexicana”, adiantando que “a transação deve ser concluída até o final do ano, assim que as autorizações necessárias forem emitidas” pelas entidades reguladoras.
“Este movimento estratégico permite que a BA Glass expanda sua presença a um novo país e continente, e abre importantes oportunidades e desafios para os próximos anos”, refere o comunicado, destacando que esta aquisição “reforça a sua posição na indústria de embalagens de vidro, aumentando a sua presença internacional”.
A CEO do Grupo BA Glass, Sandra Santos, “expressou a satisfação de ambas as equipas por fazerem parte de um projeto comum, juntando o melhor conhecimento e experiência das duas empresas: “os ativos mais relevantes de qualquer empresa são suas pessoas e clientes, e encontramos muitos deles na Vidrio Formas”.
Após a concretização deste negócio, a BA Glass ultrapassará os 1,8 mil milhões de euros de volume de negócios e os 600 milhões de euros de EBITDA [Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização], alargando a sua equipa para 4.800 colaboradores com mais de 15 nacionalidades.
“A BA Glass é a quarta maior produtora de embalagens de vidro do mundo, no mercado de alimentos e bebidas, com 12 fábricas localizadas na Europa, uma produção anual de mais de 10 bilhões de garrafas e frascos, e vendas acima de 1,5 mil milhões de euros em 2022”, descreve.
A Vidrio Formas é uma empresa mexicana relevante, focada nos segmentos de destilados e alimentos, com duas fábricas localizadas no México, uma faturação de 125 milhões de euros em 2022 e 800 trabalhadores.