Aos 22 anos de idade, Afonso Carreira, de Leiria, já conquistou vários lugares no pódio do Mondioring: modalidade que junta, em cada prova, cães a executar exercícios de obediência, saltos e provas de coragem, retratando um campo de trabalho e situações reais.
No mês passado, conseguiu inclusive alcançar o terceiro lugar na Taça de Portugal de grau 3 (avançados), com o seu cão K’Lukaff do Vale da Lobagueira, de 2 anos e oito meses, tornando-se assim no binómio mais jovem a alcançar esta marca.
Com este título, o binómio reforça o lugar na Seleção Nacional de Mondioring e encontra-se como primeiro reserva para representar Portugal no próximo Campeonato do Mundo, que deverá acontecer no nosso país, no final do verão.
No ano passado, Afonso Carreira sagrou-se campeão nacional de grau 1 e representou Portugal no Campeonato do Mundo, onde ficou em 4º lugar, também com o K’ Lukaff, um pastor belga malinois.
“O meu objetivo principal é ajudar os tutores a alcançarem o sucesso no relacionamento com os seus cães. Pequenos exercícios, como o treino de chamada, podem salvar a vida de um cão, enquanto o controlo adequado na trela pode evitar conflitos desnecessários tanto com outros cães quanto com pessoas”. frisa Afonso Carreira, que além de condutor é treinador e líder de equipa no Centro Canino Miguel Carreira, localizado em Leiria.
Afonso iniciou o seu percurso profissional na modalidade há três anos, mas desde jovem que tem interesse pelo comportamento animal e uma forte ligação com cães.