A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, reabriu portas este sábado ao público, e poderá ser visitada até 27 de agosto, às quintas-feiras e domingos, das 15 às 21 horas, e às sextas e sábados até às 22 horas.
Também conhecida como “Casa-Nau”, a casa, que pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), é constituída por um edifício residencial principal situado junto ao mar, onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e no rés-do-chão, parte das instalações da Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira. O edifício integra ainda a capela e o edifício anexo, situado a Norte, onde funcionam os dormitórios da Colónia Balnear, explica a Câmara da Marinha Grande em comunicado.
A casa doada pelo poeta e pela sua esposa para instalação de uma colónia balnear infantil para os filhos dos trabalhadores da indústria vidreira e das matas nacionais, “com a condição de que a varanda e escritório do primeiro andar frente ao mar se conservassem como estavam à época, no que respeita a adorno e recheio”.
Já este ano a casa-museu, da autoria do arquiteto Raul Lino, foi objeto de obras de reabilitação ao nível das fachadas, coberturas e cantarias do edifício residencial.
Colónia Balnear com inscrições abertas para agosto
Também o edifício da Colónia Balnear foi objeto de intervenção, com remodelação das instalações sanitárias, revisão da rede de esgotos e execução de nova rede de águas, revisão da caixilharia existente, reparação e pintura de paredes, tratamento de madeiras e arranjos no espaço exterior.
No próximo mês de agosto, anunciou a autarquia esta semana, serão retomados os campos de férias para jovens do concelho dos 8 aos 14 anos, estão previstos quatro turnos semanais – dois para cada um de dois escalões etários – entre 7 de agosto e 2 de setembro.
As inscrições irão decorrer entre 19 e 21 de julho, devendo as famílias interessadas candidatar-se presencialmente no edifício do Arquivo Municipal, junto ao jardim Stephens, das 9 às 16 horas.
As crianças e jovens participantes beneficiam de alojamento, alimentação, seguro de acidentes pessoais, transporte e um programa de atividades diversificadas, frisa .
O custo da inscrição é de 15 euros, sendo isentas as crianças e os jovens subsidiados pelo sistema de ação social escolar.
As condições de inscrição, regulamento e normas funcionamento dos campos de férias podem ser consultadas no site do município.