Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Cinema ao ar livre regressa a Leiria na sexta-feira e há CineEco no Mercado do Pedrógão já amanhã

Esta quinta-feira, há oito curtas para ver no Mercado da Praia do Pedrógão. Na sexta-feira, dia 7, arranca o cinema ao ar livre no Parque do Avião, em Leiria.

cinema ao ar livre
Foto de Arquivo

Com o verão chegam as sessões especiais de cinema e esta semana há duas propostas diferentes, com entrada livre.

Esta quinta-feira, 6 de julho (21h), no Mercado da Praia do Pedrógão, é exibida uma seleção de oito curtas do festival CineEco de Seia:

Catxupada” – O aumento do plástico nos mares como consequência da entrada dos polímeros na cadeia alimentar. A cachupa, prato típico de Cabo Verde, sofreu também alterações nos seus ingredientes.

País de origem: Cabo Verde | Ano: 2021 | Duração: 1 min.

Mondo Domino” – Por entre um barulho ensurdecedor de motoserras, lenhadores cantarolam alegremente enquanto abatem árvores que serão usadas para decoração num desfile de moda. Cartoon satírico contemporâneo, sob a forma de uma tragicomédia musical burlesca, leva-nos a um remoinho delirante de reações em cadeia tão caóticas quanto grotescas.

País de origem: França | Ano: 2021 | Duração: 6 min.

The Last Chade” – Numa época em que a desflorestação intensiva fez aumentar os efeitos do aquecimento global, um homem velho e desesperado procura uma sombra onde possa abrigar-se e descansar do calor abrasado., mas nada oferece uma sombra a não ser uma árvore solitária que encontra. Ao aproximar-se dele, compreende que a sombra da árvore está repleta de pessoas. Não há espaço suficiente para ele.

País de origem: Turquia | Ano: 2022 | Duração: 3 min.

“Aurora – a Rua que queria ser rio” – Esta curta-metragem narra na primeira pessoa a biografia de uma rua chamada Aurora. Como via do Centro antigo de São Paulo, Aurora é uma testemunha concreta da cidade. A sua compreensão do tempo e da ida é diferente da nossa, e as suas observações e sentimentos em relação às pessoas vão mudando conforme o tempo passa.

País de origem: Brasil | Ano: 2021 | Duração: 10 min.

“Jornada de Papel” – Esta é a história de Monty, uma criatura escura, irrequieta, mas adorável, que navega num riacho pela primeira vez num barquinho de pape, em que as margens lhe vão proporcionando diversas aventuras.

País de origem: Portugal | Ano: 2022 | Duração: 7 min.

O voo das mantas” – Quando Bruno Carnide era mais novo a mãe sentava-o ao colo e dizia-lhe que todos os dias, as mantas voavam para fora do mar, centenas delas! A imaginação, munida de técnicas de animação que usurpam as cores suaves da aguarela, conduziram o realizador a muitas aventuras.

País de origem: Portugal e Espanha | Ano: 2021 | Duração: 7 min.

Nós” – “Nós” é uma curta-metragem de animação, que mistura várias técnicas de Stop Motion, propondo uma viagem pela condição humana em conflito. A guerra, a solidão, a natureza, as travessias, os sonhos caídos são alguns dos aspetos recorrentes neste poema animado sobre papel.

País de origem: Portugal | Ano: 2021 | Duração: 5 min.

“The Sausage Run” – Filme de animação que conta a história trágica de um cordeirinho com a ajuda de diversos Zootrópicos. Livremente baseado no conto de Grimm “Capuchinho vermelho”. Aqui trocam-se os papeis dos humanos e dos animais. As personagens humanas no filme são representadas como animais antropomórficos. O animal da história, o lobo mau, é aqui um ser humano. A família do “Capuchinho Vermelho” consiste na mãe ovelha, o cordeiro coo “Capuchinho Vermelho” e um avô ovelha. O lenhador e a sua mulher são cães com uma predileção por salsichas. O lobo, um talhante, é um homem com um problema grave – já se lhe acabou a carne. A história decorre com a utilização de Zootrópicos que são dispositivos óticos históricos e bastante rudimentares que apresentam sequenciais de imagens desenhadas em movimento. É uma invenção que remonta ao Séc. XIX e é uma precursora da tecnologia cinematográfica

País de origem: Alemanha | Ano: 2022 | Duração: 10 min

Em Leiria, arranca na sexta-feira, dia 7, às 21h30 no Parque do Avião, a programação do cinema ao ar livre, logo com o multipremiado “Moonlight” de Barry Jenkins: vencedor de três Óscares (Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário) e Globo de Ouro para Melhor Filme Dramático.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.