A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) lançou um apelo à população para dar sangue antes de ir de férias e numa altura em que o país vai receber milhares de jovens para a Jornada Mundial da Juventude.
“Todos os dias são necessárias 1.000 unidades de sangue – Dê sangue neste verão” é o mote da campanha de sensibilização que a FEPODABES está a promover.
Em comunicado, a Federação destaca que nesta época os níveis das reservas de sangue são normalmente reduzidos, mas que este ano essa necessidade ainda é mais crítica com a vinda de mais de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude, que irá decorrer de 1 a 6 de agosto.
Nesse sentido, diz a Federação, “é crítico aumentar as reservas de sangue dos diferentes grupos sanguíneos”.
“Aproveitando que o país vai receber jovens vindos de inúmeros países, é importante que todos os cidadãos, mas em particular os jovens nacionais façam a sua dádiva por forma a prevenir necessidades inesperadas”, diz o presidente da FEPODABES, citado na nota.
As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos – idade limite para a primeira dádiva é 60 anos -, ter peso igual ou superior a 50 quilos e estar saudável.
Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.
Amanhã, dia 28, a Associação Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Marinha Grande promove uma colheita de sangue, das 16 às 20 horas em Martingança (Alcobaça).
No sábado, dia 29 será a vez da Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha, com uma colheita de sangue das 9 às 13 horas e das 15 às 19 horas, na Expoeste, em Caldas da Rainha.