O Município de Figueiró dos Vinhos aprovou na última reunião do executivo uma proposta de “cedência temporária e a título oneroso” de espaços municipais com vista à criação de Comunidades de Energia Renovável (CER).
A cedência por meio de hasta pública de “coberturas de edifícios, outros equipamentos e solos” visa a instalação e exploração de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) das CER, explica um comunicado da autarquia datado de quarta-feira, dia 26.
“O objetivo passa por instalar painéis fotovoltaicos, por entidade privada, nos espaços municipais, reduzindo, assim, amplamente os seus custos de eletricidade, traduzindo-se numa poupança significativa no erário público”, adianta.
Paralelamente, “pretende-se constituir uma CER, que “beneficiará, entre si, de todo o excedente da energia produzida pelos painéis, tendo acesso, desta forma, a uma tarifa comunitária mais baixa do que as tarifas de mercado atuais”.
“A futura comunidade poderá vir a ser integrada por qualquer pessoa ou entidade empresarial do concelho, mediante manifestação de interesse de adesão a este sistema, assim que entre em vigor”, refere o comunicado.
“A excelente e natural exposição solar em diversos pontos do concelho, aliada, tanto à aplicação das UPAC, como à constituição das CER, permitirão trilhar um caminho para um futuro mais limpo e sustentável, com uma expressiva poupança de energia e de custos, possibilitando que todos contribuam e beneficiem, ativamente, do processo da transição energética global”, conclui o Município de Figueiró dos Vinhos.