O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, saudou com “grande alegria e com todo o coração” os 7.500 jovens de 50 nacionalidades que este sábado, dia 29, participam em Leiria na “Mini Jornada Mundial da Juventude – Leiria Faith n’ Fun”.
O bispo, que falava no início da missa campal, no Jardim da Almuinha Grande, destacou a “Leiria Faith n’ Fun” enquanto “festa da juventude do mundo que hoje tem lugar na cidade e na nossa diocese”.
“Sede bem-vindos de qualquer país e cultura de onde chegais. Façamos festa, porque juntos é o Senhor quem nos convoca e reúne, irmãos e irmãs, filhos e filhas do Pai do Céu no seu espírito”, destacou.
D. José Ornelas presidiu à Eucaristia, que contou ainda com a presença de 30 bispos e 300 padres de todas as nacionalidades.
Para esta tarde estão agendados 30 eventos, a decorrer em 22 locais da cidade. Os jovens e voluntários inscritos na JMJ podem visitar gratuitamente os museus e equipamentos culturais geridos pelo Município de Leiria, até ao dia 30 de julho.
O Comité Organizador Diocesano (COD) revelou que 1.379 dos jovens são oriundos de África, 677 da América do Norte, 1.710 da América Central e do Sul, 798 da Ásia, 2.069 da Europa e 74 da Oceânia.
Mais de três mil ficam alojados nas casas das 1.120 famílias de acolhimento, que se inscreveram nas 70 paróquias da diocese.
Quanto aos jovens da diocese de Leiria-Fátima inscritos para a JMJ Lisboa 2023, são 1.500, segundo o coordenador do COD, padre André Baptista.