Todos foram chamados a participar, desde as escolas do 1.º ciclo do ensino básico até às instituições particulares de solidariedade social, com os utentes seniores.
O “trabalho exemplar”, como descreveu a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), valeu a atribuição do primeiro lugar a nível nacional no concurso “O Mar começa aqui” ao Município de Leiria.
Em comunicado, a autarquia explica que este é o resultado de uma aposta “em promover momentos de formação, capacitação e sensibilização para a problemática da gestão de resíduos e do seu impacte para os ecossistemas terrestres e marítimos”.
O projeto contou com a colaboração da Águas do Centro Litoral que abriu as portas para uma visita guiada formativa, que abordou toda a problemática do tratamento de águas residuais do concelho. Já os estabelecimentos de ensino e as IPSS trabalharam os temas da importância dos oceanos, da problemática dos plásticos descartáveis ou dos vários tipos de poluição marinha.
No final, os participantes deram azo à criatividade e pintaram sarjetas, um pouco por todo o concelho, chamando a atenção da comunidade.
A ABAE distinguiu ainda três outros municípios com menções honrosas, um dos quais a Câmara da Nazaré, pela “boa divulgação do projeto, quer na página do município e escolas, quer através das redes sociais”.
O Centro Escolar de Monte Redondo e a EBI Colmeias foram distinguidos no concurso regional.