Os contratos dos primeiros projetos apoiados pela linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022 foram assinados este sábado, para um investimento total de 4,5 milhões de euros na Serra da Estrela, Sicó e Agroal.
“Foram já assinados os contratos referentes aos primeiros oito projetos apoiados ao abrigo da linha Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, os quais correspondem a um investimento total de 4,5 milhões de euros e a um incentivo global de 3,8 milhões de euros”, informou o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado.
Os primeiros contratos abrangem nove dos 14 concelhos afetados pelos incêndios de 2022 (Alvaiázere, Ansião, Ourém, Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda e Seia), no âmbito do Programa Transformar Turismo, que tem, desde o início do ano, uma linha de apoio exclusivamente destinada aos municípios afetados pelos fogos do ano passado.
“Esta linha destina-se a financiar projetos em rede que visem o desenvolvimento de produtos turísticos e a regeneração e revitalização dos ecossistemas e comunidades relacionados com a atividade turística”, explicou o Governo.
Adicionalmente, estes projetos preveem a implementação de ações de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços turísticos.
Entre as iniciativas a desenvolver destacam-se, na região de Leiria, a implementação de um Outdoor Center na serra de Sicó (iniciativa dos municípios de Alvaiázere e de Ansião), e a valorização turística dos ativos naturais e paisagísticos diferenciadores do Agroal, no concelho de Ourém, designadamente, o Parque Natureza do Agroal e a praia fluvial do Agroal. O projeto, que visa a melhoria das condições de fruição da praia e da piscina ao nível da segurança e da acessibilidade, é dinamizado pelo município e a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima.
Estão ainda previstos o estabelecimento de uma Rota da Lã, a desenvolver pela Universidade da Beira Interior no âmbito do turismo industrial; o lançamento de uma campanha de promoção turística da Serra da Estrela; o lançamento do projeto Estrela Green Hub; a criação da Rede Cultural e Criativa da Guarda ligada ao turismo cultural e criativo; a promoção de uma nova oferta literária em Gouveia baseada na vida e obra de Vergílio Ferreira; e a criação de uma Rede de Conhecimento, Visitação e Cocriação Comunitária, envolvendo 34 Aldeias de Montanha.
Manuel cascalho disse:
“SUPERTAÇA”
A CANDIDATURA HA ORGANIZAÇÃO DA FINAL DA “SUPERTACA”
FOI CHUMBADA COMO ERA PREVISIVEL DEPOIS DE TEREM TIDO A FINALDA TAÇA DA LIGA
E DEPOIS VÊM COMCONVERSA DA A”CENTRALIDADE
NÃO É MAIS DO QUE “iI-N-V-E-J-A