Há três atletas de Leiria – ou que escolheram Leiria para viver – na equipa de Portugal que começa este sábado, 19 de agosto, a disputar os Mundiais de atletismo em Budapeste, na Hungria. A seleção nacional apresenta-se com 29 atletas e no sector dos lançamentos vão defender as cores nacionais Auriol Dongmo, Eliana Bandeira e Irina Rodrigues, que partem com estatutos e ambições diferentes.
Muitas atenções vão estar viradas para Auriol, atual campeã do mundo do lançamento do peso em pista coberta e uma das favoritas a garantir medalhas para Portugal. Depois do 5º lugar ao ar livre nos Mundiais de 2022 nos Estados Unidos, a luso-camaronesa treinada por Paulo Reis vai querer voltar às medalhas. Atualmente é a terceira do ranking mundial e tem como melhor marca deste ano 19.76 metros (sendo detentora do recorde nacional desde 2022, com 19.82 metros).
Também no peso competirá Eliana Bandeira. Em ascensão, a lançadora é a 31ª do mundo e tem a melhor marca fixada em 18.49 metros. O concurso do peso em Budapeste acontece no dia 26 de agosto.
Destaque também para a sexta presença num Mundial para Irina Rodrigues, agora já oficialmente médica – um título muito particular para que muito trabalhou, sem abandonar a competição. Irina é a 39º do ranking mundial e, agora, sem a pressão de outros momentos e com a moral bem alta, quem sabe o que conseguirá fazer na Hungria? O concurso de lançamento do disco em Budapeste arranca no domingo de manhã, dia 20 de agosto.