Se é fã do cinema italiano, provavelmente vai querer reservar três dias na sua agenda, já no arranque do próximo mês. A Festa do Cinema Italiano está de regresso à cidade do Lis, decorrendo de 4 a 6 de setembro. As películas vão ser exibidas no Teatro Miguel Franco.
“A Estranha Comédia da Vida” é o filme que marca o arranque do evento. Trata-se de uma comédia “que dá a conhecer Sebastiano e Onofrio, dois cangalheiros sicilianos, que resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa. Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo”, explica a organização.
Feita a apresentação, falta indicar que este filme será exibido às 21h30 de dia 4.
Em cartaz, nesta 16ª edição do festival, estão ainda o documentário “Pompeia – Cidade do Pecado”, às 18h30 de dia 5. À noite, pelas 21h30, a animação está em destaque com o multipremiado “Interdito a Cães e Italianos”.
O terceiro e último dia do festival apresenta dois documentário: “A Viagem de Papa Francisco” (às 18h30) e “Ennio, o Maestro”, que, às 21h30, permite conferir “um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX”, adianta a organização.
São três dias preenchidos de cinema, com a inconfundível marca italiana. Os bilhetes já estão disponíveis no site do Teatro Miguel Franco.