O Vaticano anunciou hoje a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.
Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima.
Pertencente os Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.
Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.
O Patriarcado de Lisboa, em nota publicada na sua página na internet, informou, entretanto, que Rui Valério vai tomar posse da diocese no dia 2 de setembro, sábado, às 11 horas, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.
A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 3 de setembro, às 16 horas, no Mosteiro dos Jerónimos.
Numa nota enviada hoje às redações, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, congratula a nomeação do bispo Rui Valério e o facto de mais um oureense ocupar “funções de prestígio imensurável e relevância extrema”.
“Rui Manuel Sousa Valério foi sempre um digníssimo representante do nosso concelho, ao longo de uma vida inteira dedicada à Igreja, ao serviço do próximo e em prol das mais nobres causas sociais”, frisa Luís Albuquerque, prevendo que o novo patriarca de Lisboa “estará à altura das responsabilidades e dos desafios que se avizinham”.
(Notícia completada às 16h02 de 10 de agosto com declarações de Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém)