Dezenas de bombeiros mantêm-se no teatro de operações na Lagoa da Pedra e em Casal Vermelho, na Caranguejeira, em Vale Tacão, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, e no Arrabal em operações de vigilância.
De acordo com o segundo comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria, Ricardo Costa, estão ainda “bastantes meios empenhados” nestes pontos do concelho de Leiria, porque têm havido “muitas reativações”.
Os meios deverão manter-se no local ao longo dos próximos dias, adiantou.
Recorde-se que os incêndios na Lagoa da Pedra, na Caranguejeira, e nos Cardosos, no Arrabal, deflagraram no passado dia 7 de agosto, com apenas um minuto de diferença. Entraram ambos em resolução no dia 8, mas houve vários reacendimentos posteriormente.
Entretanto, às 12h36 desta terça-feira, dia 22, foi dado o alerta para um incêndio em Alvaiázere, que deflagrou no lugar de Casalinho, numa zona de interface urbana florestal, explicou o segundo comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria.
Segundo a mesma fonte, às 15h08 o incêndio estava “em vias de ser dado como dominado”. Mantinham-se no local 131 bombeiros, apoiados por 40 viaturas e seis meios aéreos, sendo que chegaram a estar no teatro de operações oito meios aéreos.
Ricardo Costa explicou ainda que o incêndio se desenvolveu “muito rapidamente, devido ao vento, em direção à vila de Alvaiázere”, mas não foram danificadas nenhumas estruturas nem habitações, até ao momento.