A autarquia de Leiria anunciou esta quinta-feira o lançamento da campanha “Reflorestar Leiria”, que visa reflorestar as áreas ardidas esta semana nas freguesias de Caranguejeira e Arrabal, no concelho de Leiria.
Segundo a autarquia, a iniciativa visa “auxiliar na plantação de árvores nos 440 hectares de floresta destruídos pelos incêndios, que se estima que tenham libertado para a atmosfera cerca de 3.200 toneladas de CO2”.
“Mais do que fazer um balanço ou lamentar as perdas originadas pelos incêndios, importa desde já olhar para a frente e começar a trabalhar na recuperação das áreas atingidas”, diz o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, citado em comunicado.
A campanha, criada em conjunto com as duas freguesias do concelho, compreende, numa primeira fase, a identificação dos proprietários dos terrenos atingidos pelo fogo e a “definição de espécies que poderão ser contempladas”.
Os proprietários atingidos pelos incêndios interessados em aderir à campanha devem contactar o município através do e-mail reflorestarleiria@cm-leiria.pt.
David Sousa disse:
Aldrabões. O que sabem fazer melhor é prometer e mentir. Vejam como está o Pinhal de Leiria no Pedrogão…. Nem uma árvore replantada e já lá vão 6 anos. Vejam o que estão a fazer às zonas verdes da cidade – Capuchos, encosta do cemitério, encosta do Castelo do lado do Estádio… Um autêntico crime.