A Águas do Centro Litoral (AdCL), a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) e a Câmara Municipal de Ansião juntaram-se para apresentar uma campanha para reduzir o consumo de água.
Promover práticas que fomentem o uso eficiente da água no atual contexto de seca e escassez é a intenção desta campanha financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
“Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoa”, lê-se em comunicado.
No lançamento da campanha “Água é vida – não a desperdice”, em Ansião, foi ainda incentivado o consumo de água da torneira, permitindo “desmistificar alguns paradigmas criados pelo consumidor”.
A opção pela água da torneira é “uma escolha que contribui para a minimização dos impactes ambientais, destacando-se, por ser ecológica, económica, segura e de acesso universal”, refere o comunicado.