Duas freguesias do concelho de Leiria já aderiram à campanha “Autarquia sem Glifosato/Herbicidas”, promovida pela Quercus. São elas as uniões de freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
No distrito de Leiria, também a UF de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, em Óbidos, e os municípios de Peniche e da Nazaré subscreveram o manifesto do movimento que visa acabar com o uso de herbicidas para controlo de plantas infestantes e sensibilizar autarquias e população para os impactos dos herbicidas e suas alternativas, através de debates públicos.
A campanha arrancou em março de 2014, em colaboração com a Plataforma Transgénicos Fora, com o objetivo de “alterar a prática generalizada no país do uso dos herbicidas para controlo de plantas infestantes (também designadas de espontâneas ou daninhas), nomeadamente por parte das autarquias locais”, lê-se na página de internet da Quercus.
“Há alternativas viáveis ao controlo de plantas infestantes sem o uso de herbicidas que assentam numa abordagem mais alargada de olhar o espaço público colocando a saúde pública e o ambiente em primeiro lugar”, acrescenta a mesma fonte.
Consulte o mapa atualizado das autarquias subscritoras: https://quercus.pt/campanha-autarquias-sem-glifosato-herbicidas/