Mil espectadores assistiram ao encerramento do Cistermúsica, que se despediu com um espetáculo muito especial: os The Gift atuaram em casa, no novo Claustro do Rachadouro do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, onde apresentaram o novo “Coral”, o mais recente disco, que teve enquadramento vocal de um coro de 20 elementos.
Foi a despedida do festival com lotação esgotada e “chave de ouro”, numa edição marcada pela diversificação do programa, que levou concertos dos mais sagrados espaços do Mosteiro à paisagem natural de três espaços especiais de Porto de Mós, nas Serras de Aire e Candeeiros, sem esquecer o registo mais descontraído dos fins de tarde no Bosque da praça 25 de Abril, em Alcobaça, ao ritmo de estéticas inspiradas no jazz. E o festival viajou ainda até Évora, Arouca, Leiria e Lisboa.
Dedicado sobretudo à música no feminino e aos 150 anos de Rachmaninoff, este Cistermúsica convocou 42 agrupamentos, para um total de 1.024 intérpretes, que atuaram em 45 espetáculos apresentados em 27 palcos. Pelas várias plateias passaram cerca de 10 mil espectadores, avança a organização.
Segundo a ABA – Banda de Alcobaça – Associação de Artes, a temporada 2023 levará ainda, até ao final do ano, espetáculos pontuais à Batalha, Figueira da Foz, Santarém, Odivelas e também Alcobaça no âmbito das programações Fronteiras, Redes e Rota de Cister.