O distrito de Leiria está sob aviso laranja até às 21 horas de terça-feira, devido ao tempo quente.
O aviso, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está em vigor desde as 0 horas deste domingo, prevendo-se a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
Segundo o IPMA, as temperaturas no distrito de Leiria poderão rondar os 34ºC este domingo e os 39ºC na segunda-feira.
Até quarta-feira, a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus na maior parte do território.
“O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, originando uma circulação de leste, permitindo uma situação meteorológica de tempo quente e seco”, indica o IPMA em comunicado.
De acordo com o instituto responsável pelo serviço meteorológico, este sábado registou-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, com valores acima de 30º C em quase todo o território, salientando-se alguns locais das regiões Centro e Sul, com valores observados entre 35 e 40 graus.
O aviso laranja é emitido quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Apelo à prevenção
Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência a Proteção Civil (ANEPC) reiterou este sábado o aviso à população para o agravamento do risco de incêndios rurais nos próximos dias, face à previsão do aumento das temperaturas e à fraca humidade.
Face a este cenário meteorológico existe “perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ a ‘máximo’ em todo o território continental, agravando-se no litoral Norte e Centro nos próximos dias”, sublinha a Proteção Civil.
A ANEPC recorda que a lei proíbe as queimadas extensivas sem autorização prévia, bem como a queima de amontoados e utilizar o fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
É igualmente proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, assim como usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A Proteção Civil e serviços de saúde reforçam, por outro lado, a importância de a população aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia (o equivalente a oito copos), aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada duas horas, usar chapéu e roupas claras, largas e frescas, optar por refeições leves e frescas e refrescar-se com água ao longo do dia.