A aproximação do tufão Khanun, que está previsto atingir a Coreia do Sul esta quinta-feira, levou à mudança de local do encontro mundial de escuteiros – 25.º Jamboree Mundial – de Saemangeum, Jeollabuk-do para a cidade de Seul.
Entre os 762 escuteiros que partiram de Portugal, 40 são da região de Leiria, provenientes dos agrupamentos de Cruz da Areia, Santo Agostinho, Sé de Leiria, Maceira, Memória, Carvide, Caxarias e Marrazes.
Segundo Pedro Nogueira, chefe da Junta Regional de Leiria-Fátima, os escuteiros estão atualmente alojados nos dormitórios da Jeonbuk National University e estão “todos bem”, apesar das altas temperaturas a que estiveram afetos nos últimos dias, em Saemangeum.
“Apesar de haver muito calor e humidade, ninguém do contingente português ficou afetado. Está tudo bem, ninguém teve problemas com o calor e estão todos agora em Seul”, garantiu em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, explicando que todos os participantes do evento foram deslocados para vários dormitórios de universidades em Seul.
Recorde-se que durante o fim de semana passado, milhares de participantes incluindo 4 mil britânicos e 1.500 norte-americanos, abandonaram o encontro prematuramente devido ao calor extremo e à má organização.
De acordo com as autoridades locais e os organizadores, cerca de 600 participantes sofreram uma insolação ou outras doenças relacionadas com as temperaturas tórridas.
Quanto à decisão de transferir a atividade para Seul, que fica a cerca de 200 quilómetros de Saemangeum, foi tomada na segunda-feira, devido à aproximação do tufão Khanun, mas o evento, que junta escuteiros de todo o mundo, já tinha sido alvo de críticas, sobretudo devido às más condições de higiene.
Pedro Nogueira explicou que a atividade agora irá decorrer toda a partir de Seul, terminando na mesma a 12 de agosto. A maior diferença, indicou, é que os escuteiros passam a estar divididos em grupos por países.
E embora se tenha perdido o contacto com outras nacionalidades, os participantes da região “continuam muito motivados e bem-dispostos” e “querem continuar a participar nas atividades todas”. “Encararam a saída do campo com naturalidade”, disse Pedro Nogueira.
O Jamboree Mundial realiza-se de quatro em quatro anos. É um evento sempre muito esperado e este ano envolve 762 escuteiros da Federação Escutista Portuguesa, da qual fazem parte o Corpo Nacional de Escutas e a Associação de Escoteiros de Portugal. Sob o tema “Day your dream”, o evento é organizado este ano pelo governo da Coreia do Sul e pela Associação dos Escuteiros da Coreia, conjuntamente com a Organização Mundial do Movimento Escutista.