O fogo, inicialmente referenciado como tendo começado na zona do Cercal, em Ourém, terá deflagrado perto de Vale Tacão, na freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça, no concelho de Leiria.
Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CSR) de Leiria, estão “dois focos de incêndio a arder com intensidade”, pelo que continuam a ser mobilizados meios para o local.
O alerta para o incêndio foi dado às 14h16, estando atualmente (às 17h25) envolvidos 274 bombeiros, apoiados por 77 veículos e cinco meios aéreos no combate às chamas.
Face à “intensidade e grandeza” do incêndio, o comando está a proceder ao reforço de meios, a partir da região de Leiria e do Médio Tejo.
O incêndio progride em zona de eucaliptal e pinhal, nomeadamente nas zonas de Casal da Fartaria, Vale Tacão e Gondemaria, esta já no concelho de Ourém, onde estão a ser reforçados os meios.
“Não temos indicação de feridos nem da necessidade de evacuação de qualquer localidade”, afirmou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, Luís Lopes, vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, que se encontra no terreno, adiantou, pouco antes das 17 horas, que o incêndio está “com grande intensidade, a progredir para sul e em grande parte no concelho de Leiria, na zona de Gondemaria”, tendo passado o IC9, que “foi cortado ao trânsito” naquela zona.
Segundo o responsável, além das “temperaturas elevadas e vento muito forte”, a existência de “muita disponibilidade de combustível” tem contribuído para a progressão do fogo.
“As próximas horas serão de muito trabalho”, realçou, referindo contudo que não foram até ao momento evacuadas habitações.
A GNR de Leiria confirma o corte da circulação rodoviária no IC9, entre os quilómetros 38,300 e 35,000, entre Gondemaria e Fátima, estando o trânsito a ser desviado pela EN113.
Entretanto, foi também interditada a estrada entre Pinhel e Quinta da Sardinha.
Artigo atualizado às 17h25