O incêndio que deflagrou às 16h03 desta quinta-feira na localidade de Cruz de São João, na freguesia de Espite, concelho de Ourém, tem duas frentes ativas e está a evoluir favoravelmente de acordo com o comandante de serviço no Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, José Carlos Pereira.
Segundo o comandante, não há habitações em risco neste momento, mas o incêndio levou à evacuação de três habitantes da aldeia do Brejo, “por precaução”.
Dulce Mateus, presidente da Junta de Freguesia de Espite, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA que os três habitantes são idosos com “mobilidade muito reduzida”, que residiam num “sítio rodeado de pinhal”. Foram transportados para um lar, adiantou.
A autarca disse ainda ao nosso jornal que o incêndio terá começado perto de habitações, mas que “está agora numa zona de mato”.
Segundo o comandante José Carlos Pereira, o que está a dificultar mais o combate ao incêndio é o “vento forte”, que tem vindo a aumentar de intensidade ao longo da tarde.
Às 18h20 desta quinta-feira, estavam no local 232 bombeiros, apoiados por 59 veículos e 11 meios aéreos. Número que poderá ainda aumentar ao longo das próximas horas, porque estão a ser “solicitados grupos de reforço”, adiantou José Carlos Pereira.
(em atualização)