O Papa Francisco vai rezar o terço com 112 jovens deficientes e reclusos no sábado, na Capelinha das Aparições, em Fátima, durante a sua visita a Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou hoje o Santuário.
Segundo uma nota hoje divulgada, o líder da Igreja Católica estará, na manhã de sábado, com 98 jovens com deficiência e jovens reclusos que, pela sua situação, não podem participar na JMJ, em Lisboa.
A estes jovens, juntam-se 14 jovens portadores de deficiência que se deslocam a Lisboa, apoiados pelo programa “Vem para o Meio”, uma iniciativa do Santuário de Fátima dinamizada pela casa em Fátima da Associação Silenciosos Operários da Cruz (SOC).
“No total, 112 jovens e 128 acompanhantes acompanham o Papa no terço, que será rezado por intenção dos jovens participantes na JMJ, dos jovens doentes e reclusos, pela paz e pelo Papa”, refere o Santuário de Fátima.
Entre os participantes estarão 10 jovens do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, de Fátima; 17 jovens do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, e seis da Casa do Bom Samaritano, além de 20 jovens portadores de deficiência que pediram de forma individual para participar.
O grupo inclui ainda 18 jovens da Associação Silenciosos Operários da Cruz (SOC) de Itália – dois são colombianos – e 19 provenientes dos SOC da Polónia.
Da prisão-escola do Estabelecimento Prisional de Leiria estarão presentes seis jovens reclusos e dois jovens colaboradores do Santuário de Fátima completam o grupo.
O Santuário já tinha apelado aos peregrinos, numa mensagem divulgada na sua página na Internet, para que “na manhã de sábado, dia 05 de agosto, possam estar em Fátima para rezar com o Santo Padre”.
Segundo o programa previsto, o Papa Francisco chegará ao Santuário de Fátima às 9 horas de sábado e rezará na Capelinha das Aparições.
“O Sumo Pontífice atravessará o Recinto de Oração no papamóvel e dirigir-se-á para a Capelinha das Aparições, onde o esperarão jovens doentes, que não poderão participar na JMJ em Lisboa e alguns jovens reclusos. Depois da oração do Terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos presentes e seguirá para Lisboa”, segundo o Santuário.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa de terça-feira a domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que contará com a presença do Papa Francisco.
O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chegou a Lisboa na manhã de hoje, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
Estima-se que, no total, a jornada vá custar cerca de 160 milhões de euros.