O município de Leiria submeteu ao concurso “Amar a Praia” duas práticas adotadas no areal do Pedrógão: “ARTivistas Dunares” e “O mar não tem filtros”. Após ter vencido a edição do ano passado, a autarquia ambiciona conquistar novamente o primeiro lugar com estes dois projetos: o primeiro destinado à proteção dunar, através de uma oficina com recursos a materiais reutilizados; o segundo dedicado à distribuição gratuita de cinzeiros portáteis, envolvendo o público infantil e os concessionários de várias zonas balneares.
O concurso já está a decorrer desde ontem, 16 de agosto, e o público pode votar, até dia 15 de setembro, na página online da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no projeto que considera ser o mais sustentável.
As três praias mais votadas são premiadas com equipamentos de apoio aos concessionários, como peneiras de areal, compactadores de latas, dispensadores de cinzeiros e sistemas de estacionamento de bicicletas. A divulgação dos resultados das votações é lançada a partir de 30 de outubro de 2023.
Este projeto, promovido pela ABAE, pretende “destacar as iniciativas de proteção ambiental e valorizar o trabalho de quem está atento às necessidades das zonas balneares e apresenta as melhores soluções”, lê-se numa nota enviada à imprensa.
Para além da votação do público, o concurso conta com a classificação de um júri composto pela ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral Autoridade Marítima, Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e Federação Portuguesa de Concessionários de Praia e Turismo de Portugal.