São nove os concelhos do distrito de Leiria e concelho de Ourém que vão apresentar amanhã, sábado, perigo máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém são os territórios que vão estar no nível mais alto de risco.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Ainda no sábado, 26 de agosto, os concelhos de Alcobaça, Ansião, Caldas da Rainha e Leiria vão apresentar risco muito elevado, enquanto que o Bombarral, a Nazaré e Óbidos manter-se-ão no nível elevado.
Já o concelho de Peniche apresentará risco moderado de incêndio.
No domingo, dia 27, ocorrem alterações apenas nos concelhos de Castanheira de Pera – que passa a apresentar risco muito elevado – e de Peniche – ao qual está atribuído o risco elevado para essa data.
Apesar do cenário previsto no que diz respeito a incêndios rurais, as previsões apontam para temperaturas máximas que não ultrapassarão os 26º Celsius.
Pombal será o concelho com a temperatura máxima prevista mais elevada ao longo do fim de semana, quer no sábado ou no domingo, com 26ºC.
No sábado, em Alcobaça, Alvaiázere, Ansião e Pedrógão Grande os termómetros chegarão aos 25ºC. Em Leiria, na Batalha, em Figueiró dos Vinhos e Porto de Mós ficará nos 24ºC.
Já no domingo, a temperatura máxima em Alvaiázere, Ansião e Pedrógão Grande também deverá chegar aos 26ºC. Em Alcobaça, Batalha, Figueiró dos Vinhos e Porto de Mós serão registados 25ºC.
Leiria manter-se-á nos 24ºC de temperatura máxima no domingo.